O tomate verde é visto por muitos como um alimento desprezível e pouco apetecível. Na verdade, a sua cor verde faz com que o produto não tenha o aspeto apetecível do tomate vermelho. E é compreensível, até porque culturalmente estamos habituados a que seja dessa forma.  

Porém, este grupo operacional acredita nas potencialidades deste produto. Acreditando acima de tudo, que estes são produtos que podem ser usados como forma de combate ao desperdício. Não fossem as várias toneladas que todos os anos acabam por ficar perdidas nos terrenos após a apanha das culturas de tomate.  

O que muita gente não sabe é do enorme número de benefícios que este produto possui. Por isso, neste artigo fazemos uma viagem consigo pelos benefícios do tomate verde. Prometemos que se irá surpreender.  

  1. Bastante útil para quem tem varizes  

Os tomates verdes contêm ácido acetilsalicílico. Este é um ácido que tem como benefícios a sua ação anticoagulante. Isto fará com que este produto possa ser usado como terapia alternativa ao tratamento das varizes. Coloque o tomate verde fatiado nas veias que mais se destacam e respira este processo várias vezes para obter melhores resultados. As varizes desaparecem gradualmente. Contudo, destacamos sempre a importância de aconselhamento médico. Uma vez que casos mais avançados podem implicar tratamentos mais especializados.  

  1. Equilíbrio de colesterol 

Os tomates verdes não têm colesterol. Para que tenha uma ideia cerca de 100 gramas de tomate verde oferece 1,20 gramas de proteína, que atua de forma a equilibrar o colesterol no sangue. Além disso, contém 0,20 gramas de gordura. As gorduras ligam o colesterol ao intestino. A vitamina B3 é outra das vitaminas presentes neste produto e tem um papel vital na redução do colesterol “mau”. 

  1. Acelera o processo de cicatrização 

O tomate verde possui bioflavonoides. Os bioflavonoides atuam como agente antibacteriano e anti-inflamatório, que acabam por auxiliar no processo de cicatrização devido à inflamação. Reduz respostas inflamatórias. 

  1. São aliados na saúde da sua pele  

Caso não saiba, a saúde da sua pele é outro dos beneficios do tomate verde. O tomates verdes é um ótimo aliado de beleza. Contém vitamina A  , potássio e vitamina C, conhecida por manter a frescura da pele. Mantém a elasticidade da pele, fazendo com que diminua a probabilidade de aparecimento de rugas precoces.  

  1. Dieta saudável 

Os tomates verdes são ótimos aleados de um estilo de vida saudável. São carregados de  fibras ,  hidratos de carbono, açúcar e proteínas que fornecem ao corpo a energia necessária. O consumo deste tomate, contribui para a diminuição das gorduras para a sua saúde.  

  1. Ajuda na formação de massa muscular 

Diversos estudos têm vindo a pesquisar o impacto do tomate no fortalecimento e crescimento muscular. Com isso, alguns estudos mostram que a presença de tomatidina ajuda na formação de massa muscular. 

  1. A saúde dos olhos 

Os tomates verdes são úteis para manter os olhos saudáveis. Uma vez que este alimento possui vitamina A considerada a vitamina crucial para manter a saúde ocular.  

Para quem não for grande fã de cenoura, o tomate verde é um ótimo substituto para manter os seus olhos saudáveis.  

Estas são algumas das vantagens que pode ter na sua saúde com o consumo de tomate verde. Contudo, não se esqueça que todos os benefícios só podem ser alcançados quando é seguido um estilo de vida saudável. Os alimentos são apenas o primeiro passo para manter a sua saúde, mas uma boa alimentação não dispensa as visitas regulares ao seu médico.  

Posto isto, dê asas à sua imaginação e inclua o tomate verde na sua dieta: a sua saúde agradece, e o ambiente também.